Como hidratar o cabelo ressecado?

A hidratação do cabelo ressecado pode ser feita através de um creme ou máscara de hidratação, um sérum capilar ou até mesmo lavando o cabelo com água fria. Essas técnicas ajudam a reter a água dentro do fio, evitam que as cutículas do cabelo fiquem abertas e fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável e hidratado.

A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo, principalmente quando submetidos a química, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, ou quando estão expostos constantemente à poluição, água com cloro ou radiação solar, pois são fatores que podem deixar os fios mais ressecados e quebradiços.

Além da hidratação, é indicado secar, delicadamente, os fios com uma toalha, sem friccionar o cabelo e sempre usar protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha, para prolongar o efeito da hidratação.

1. Aplicar uma máscara de hidratação

Usar uma m√°scara de hidrata√ß√£o nos cabelos √© fundamental, pois ajuda a repor a √°gua que os fios perdem ao longo do tempo, reduzindo o ressecamento e o efeito¬†frizz. √Č recomendado realizar a hidrata√ß√£o dos cabelos, pelo menos, 1 vez na semana, principalmente se h√° exposi√ß√£o ao calor, como o uso do secador ou chapinha, se o cabelo permanece constantemente preso ou se tem contato com radia√ß√£o solar constante e sujeira, por exemplo.

Antes de aplicar a m√°scara de hidrata√ß√£o, deve-se lavar o cabelo com shampoo, para abrir as cut√≠culas do fio e melhorar a a√ß√£o da m√°scara e, em seguida, retirar o excesso de √°gua usando uma toalha. Depois, deve-se desembara√ßar o cabelo suavemente, com uma escova ou pente de dentes largos, separar o cabelo em mechas menores e¬† aplicar a m√°scara (mecha por mecha) de cima para baixo, evitando passar o produto muito pr√≥ximo √† raiz. Deve-se deixar a m√°scara atuando por 20 minutos ou de acordo com as instru√ß√Ķes da m√°scara utilizada. Para potencializar o efeito da m√°scara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabe√ßa ou usar uma touca t√©rmica. Por fim, deve-se enxaguar bem a cabe√ßa e usar o condicionador para selar os fios.

 

O creme de hidrata√ß√£o pode ser comprado numa loja, mas tamb√©m pode ser preparado em casa com ingredientes naturais como √≥leo de coco, mel ou abacate. Veja¬†como preparar op√ß√Ķes caseiras de creme hidratante para o cabelo ressecado.

2. Usar um sérum capilar

O sérum para cabelo é um concentrado de óleos e vitaminas que tem como objetivo recuperar o fio, selar as cutículas, manter a hidratação e evitar a quebra e as pontas duplas. Além disso, o sérum protege o cabelo dos efeitos do calor, dos raios solares, da sujeira e da poluição, que podem deixar o cabelo ainda mais ressecado.

Existem diversos tipos de sérum para todos os tipos de cabelo, podendo ser utilizados com os cabelos secos ou molhados, antes ou depois de fazer a chapinha, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de sérum podem potencializar o efeito das máscaras hidratantes para o cabelo, podendo ser aplicados após a realização da hidratação.

3. Fazer massagem com óleos naturais

Fazer uma massagem no couro cabeludo e na extensão dos fios com óleos naturais, como o óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de jojoba, ajuda a aumentar a hidratação dos fios ressecados. Isso porque os óleos fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável, aumentam a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalecem a raiz e promovem o crescimento do cabelo. Conheça outras dicas para ajudar no crescimento do cabelo.

 

A massagem com óleos, feita regularmente, ajuda a reverter os efeitos prejudiciais de tratamentos químicos, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, poluição ou água com cloro, que podem causar danos nos cabelos, deixando-o mais seco, desidratado e porosos.

Para fazer a massagem deve-se aplicar o √≥leo mecha por mecha, da raiz at√© a ponta dos fios, deslizando os dedos por cerca de 3 minutos em cada mecha. Pode-se massagear tamb√©m o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares e leves por cerca de 10 minutos, deixando agir por 30 minutos, e em seguida, lavar o cabelo com shampoo e condicionador para cabelos secos. J√° ao pentear o cabelo, √© recomendado utilizar escovas ou pentes com cerdas macias e pentear os cabelos quando ainda estiverem √ļmidos.

4. Lavar o cabelo com √°gua fria ou morna

Lavar o cabelo com água fria ajuda a reter a oleosidade natural dos fios, fechar os poros e selar as cutículas, deixando o cabelo mais macio, suave e hidratado. Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e do suor, por exemplo, que podem ressecar o cabelo.

Como lavar o cabelo com água fria pode ser desconfortável para algumas pessoas, nesses casos, deve-se dar preferência por lavar o cabelo com água morna, mas nunca quente, pois a água quente desidrata os fios e pode piorar o ressecamento do cabelo. 

Além disso, é recomendado lavar com água morna especialmente antes de aplicar cremes hidratantes, pois promove a abertura das cutículas dos fios, facilitando a penetração dos nutrientes da máscara e uma melhor hidratação do cabelo.

 

5. Usar um leave-in com proteção solar

Usar um leave-in ou creme sem enxágue com proteção solar, é uma boa forma de manter a hidratação do cabelo no dia-a-dia, pois age como uma barreira que evita os danos causados pela radiação ultravioleta do sol, que podem provocar abertura das cutículas dos fios e a perda de nutrientes e umidade, deixando o cabelo ressecado.

O leave-in com protetor solar deve ser aplicado após lavar o cabelo, sendo recomendado reaplicar sempre que se molhar o cabelo, após usar a piscina ou entrar no mar, por exemplo.

6. Aplicar um protetor térmico

A aplicação de um protetor térmico ajuda a proteger o fio contra o calor, formando uma camada que permite reter a água dentro do fio, mantendo a umidade do cabelo, reduzindo o risco de formação de frizz e os efeitos prejudiciais da chapinha, secador de cabelo ou babyliss.

Os protetores térmicos podem ser encontrados na forma de spray, sérum ou cremes, e podem ser aplicados nos cabelos molhados, mas sem excesso de água, espalhando por todo comprimento do fio até as pontas, de forma suave. Em seguida, deve-se deixar os cabelos secarem naturalmente ou secar com o secador antes de usar a chapinha ou babyliss.

Similar Posts

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.